E depois de tanto procurar banana verde para fazer a famosa biomassa de banana, finalmente a encontrei!
Já havia ouvido falar que esta tal de biomassa tinha o poder de ser um espessante culinário muito bom, podendo ser usado até como creme de leite. Nunca botei muita fé, mas também nunca tinha comido. Confesso que os R$15 reais cobrados pela caixinha da biomassa pronta nunca me animaram muito.
Mas, como todo bom e curioso cozinheiro, me aventurei a fazer a tal da biomassa. Banana verde, água e panela de pressão. Você não vai precisar de mais do que isso para fazê-la. Separe as bananas do cacho, lave-as e coloque na panela de pressão com a água já fervente. Feche a panela e deixe de 8 a 10 minutos na pressão. Retire as bananas da panela e da casca, jogue no liquidificador com água quente (o suficiente para formar uma pasta, coisa de 1 xícara) . O resultado é um creme que lembra muito creme de abacate.
Bolo de Cacau e Biomassa de Banana Verde
1 xícara de biomassa
3 ovos
1/2 xícara de farelo de aveia
1 xícara de açúcar demerara ou adoçante culinário
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
3 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó para bolo
Bata tudo no liquidificador, deixe o fermento por último. Despeje em forma untada e enfarinhada (usei cacau para enfarinhar) e asse por uns 35 minutos em forno 180 graus. Usei uma forma de bolo inglês porque a receita é pequena e o bolo não cresce.
O bolo quando pronto lembra muito a textura de brownie e não fica seco de jeito nenhum! Ah! E pra quem acha que a massa fica com gosto de banana, sinto informar que fica com um delicioso gosto e cheiro de chocolate!
O bolo durou 1 dia! Gostei de absolutamente tudo! Gosto, textura, praticidade... Receitinha que vale a pena ;)
Pena que acabou =/
Nenhum comentário:
Postar um comentário