Tenho certeza que muitos de vocês ao ler o título deste post vão sentir "arrepios" pela palavra Fracasso. Pura bobagem! Se você tem objetivos, sonhos, metas, vontades, desejos, aspirações, então com certeza a palavra fracasso vai lhe ser muito mais presente do que gostaria.
Estive lendo um texto interessante sobre como entender que fracassar faz parte da vida e que, assim sendo, devemos continuar "tocando o barco", mesmo com ele ("Ansiedade de Informação, Richard Saul Weirman"). Entretanto, o mesmo texto diz que temos uma rejeição muito forte em fracassar e que deixamos que o receio deste nos impeça de tentar ou de tentar novamente.
O paralelo com dietas e reeducação alimentar foi quase que instantâneo. Geralmente, quem engorda ou emagrece com facilidade já tentou dietas por uma quantidade razoável de vezes... e falhou! Não conheço uma só pessoa que tenha tentado emagrecer e conseguiu de primeira. A maioria, assim como esta que vos escreve, tentou mais de uma vez e falhou.
Saber lidar com algo que deu errado não é simples. Mais uma vez caí em pesquisas, desta vez sobre como nossa geração (anos 80 e 90) não lida bem com o fracasso. Temos uma cultura que apoia e vangloria o falso sucesso escancarado nas redes sociais onde todo mundo é lindo, magro, viajado, culto, pratica esportes, ama a família. Esta facilidade em demonstrar um sucesso instantâneo (de no pain, yes gain) nos faz acreditar que as pessoas chegaram aonde estão por milagre. E nunca é assim! Poucos sabem da verdadeira história de luta e dedicação por trás de um corpo invejável, de uma poupança com muitos zeros, de uma start up bem-sucedida. Minha sugestão?! Sempre que encontrar alguém que lhe desperte algum tipo de inveja inspiração, questione: O que ele fez para estar alí? Por qual caminho percorreu?. Não se deixe enganar por bloguetes e herdeiros, que querem que você acredite que tudo é simples e instantâneo (e ainda sim, muitos deles também tem seu mérito).
Mas, se o fracasso é inevitável, àqueles que estão dispostos a tentar, porque tentar? Simples, porque a cada vez que falhamos, estamos mais próximos do sucesso. Todas as vezes que uma dieta falhou, aprendi algo nelas que me fez conhecer melhor meu corpo, meu metabolismo e aquilo que me deixa com mais ou menos fome, com mais ou menos barriga, mais ou menos satisfeita com meu corpo. Ao ponto, que em algum momento, deu certo! E pareceu mais fácil do que da vez anterior, provavelmente porque o foi.
O mesmo se aplica a quase tudo na vida: prestar concurso público, arrumar emprego, abrir um negócio, casar, apaixonar-se, viajar, praticar esportes, aprender a cozinhar, fazer amigos. Quanto mais expostos ao fracasso estivermos (leia-se, quanto mais vezes tentarmos), mais estaremos também expostos ao sucesso. Respire fundo, levante-se e tente novamente.
Não espere pela segunda-feira! O sucesso te aguarda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário