segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Nem South Beach, nem Dukan, nem Atkins - O começo


Não sei quantas vezes já li "... Eu sempre fui gordinha" nos blogs e revistas de fitness da vida. Não sou excessão. Ao longo destes meus pouco mais de 30 anos, sempre tive meus altos e baixos com a balança.
 

Nunca tive problema de tireoide nem nenhum tipo de restrição alimentar. Meu peso acima do que é considerado "normal" (e com muito cuidado ao escrever o que é normal) era pura e simplesmente a melhor combinação para o sobrepeso: Sedentarismo + Gostar de comer. E meu gostar de comer vem do meu legítimo interesse por comida. Eu gosto de comer! Gosto da combinação dos ingredientes, da alquimia dos alimentos, dos sentimentos que colocamos ao preparar um prato, dos aromas, das descobertas. Nada me deixa mais satisfeita do que cozinhar para minha família e sentir que isto é uma demonstração de amor.
Ok, muita poesia. O fato é que anos de descuido, emagrecimento e "engordecimento" me fizeram chegar aos 30 com mais de 70 quilos. Um pouco demais para meus 1,64m de altura.
E foi então que um estalo aconteceu: Eu, aos 30, sem filhos, estava começando uma nova fase da minha vida, profissional, emocional, pessoal e sobrepeso de agora em diante iria me pesar muito mais do que aos 20 e poucos.
E assim, do dia pra noite, decidi emagrecer. Por mim, pela minha saúde, pela minha enorme vontade de caber numa calça jeans qualquer, por querer olhar no espelho e dizer "way to go man!" e pelos filhos que quero ter.
Me lembro que no dia 01 de feveiro de 2014 eu fechei a boca. Minha meta era passar 2 semanas sem absoluto carboidrato e os seguintes 2 meses e 2 semanas (até o final de abril) com apenas carboidratos da frutose e dos graos, só pra começar. Conto minha evolução num post posterior, prometo. Mas taí a foto (um pouco mais reveladora do que gostaria..rs) do antes e depois.

A base de toda minha dieta foi a alimentação. Aliás, ainda é! Se assumirmos que vamos cuidar da nossa alimentação apenas por um período de tempo, assim que encerramos esta fase, é inevitável engordar novamente.
Aprendi a usar novos ingredientes, cozinhar de maneiras diferentes aqueles que eu já comia, cortei alguns alimentos do dia a dia, e lá se foi 1 ano e meio desde então. 
Eu sempre digo que fazer dieta não é divertido. Salada não é bigmac, exercícios físicos não são tão reconfortantes quanto o sofá e a tv depois de um dia exaustivo de trabalho, mas sim, é possível se divertir com o processo e mudar o estilo de vida.
Qualquer mudança te tira da zona de conforto e para que isso seja possível prioridades terão que ser revistas. 
Trabalhando loucamente e estudando ou com filhos pequenos você imagina: jamais vou ter tempo para me dedicar a um projeto tão demandante quanto este, mas não se desespere. O melhor de toda dieta é que sempre tem o dia seguinte. Não deu 100% certo no primeiro dia? Tem o segundo, o terceiro...
Minha alimentação foi 75%-80% de todo o processo e a ela dedico este blog e os resultados que tive.
Não prometo que vou postar apenas o que é light ou diet, mas prometo me esforçar para que todos os pratos sejam saudáveis e descomplicados, afinal, ninguém tem 2 horas pra cozinhar um jantar hoje em dia.
Vamos cozinhar?! ;)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hehehehe... não sabia que eu agora sou Le Chat Noir e acabei deletando o comment... Parabéns Mi, serei sua seguidora eterna!!! Besosssssss !! la Maestra Andrea ;)

    ResponderExcluir
  3. Uauu arrasou! Te conheci magrinha e nunca imaginaria que um dia vc foi uma pessoa acima do peso. Eu também fui, eliminei quase 30kg...cheguei a pesar 92kg e hj tenho estou brigando com a balança com meus 65kg. Meu objetivo era 65kg, mas agora quero definir e chegar a pesar 60kg. Não tá fácil, mas com paciência e foco tenho certeza que vou conseguir.

    To amando seu blog, vou tentar cozinhar alguma receita!

    Bruna Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca!!! 30 kg??? Você é uma vencedora Bru! Não tem como não ser depois de tanta determinação. Definir é mais dificil do que emagrecer. Eu ate hoje peno com a flacidez e os quilinhos finais mas nao quero desistir de jeito nenhum. Se precisar qquer help, nem que seja pra encher seu saco me avisa. Mas sem estresse pq a gente já é linda ;)))

      Excluir