segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Bolo de Tapioca Light (E o que você precisa saber sobre a tapioca)

Eu já tinha visto algumas vezes a receita deste bolo de tapioca granulada mas nunca tinha dado muita bola até entrar nesta onde de diminuir o glúten. Tenho lido bastante sobre tapioca e é incrível como ela desperta amores e desafetos. As blogueiras fitness não se decidem se faz bem, faz mal, se tem baixo ou alto índice glicêmico, se comem ou abolem da alimentação.

 

Acho que o mais importante de incluir ou excluir qualquer coisa da sua alimentação é se questionar: eu gosto? Se gosta come! Em muitas ocasiões uso a tapioca em substituição ao pão e não é porque a tapioca não tem glúten, nem porque ela tá na moda, é pura e simplesmente porque eu gosto de tapioca!

O que é importante saber sobre a tapioca:
- Ela é feita de massa de mandioca e não contém glúten nem gorduras;
- Ela é um carboidrato simples de alto índice glicêmico;
- É para ser usada em substituição de uma refeição e não como complemento;
- Não adianta comer tapioca recheada com nutella e achar que é light;
- Tem baixo teor de sódio e 0 açucar (o que já sai na frente do pãozinho);

Dito isso, quando alguém te disser que emagreceu comendo tapioca, pergunte sobre o restante da dieta ;)

Bolo de Tapioca Light

250 gr de tapioca granulada
200 ml de leite de coco light
250 ml de leite (usei animal mas pode ser substituído por vegetal)
5 col de coco ralado
2 col de sopa de óleo de coco
1 xíc de sucralose (ou açucar demerara)
3 ovos



Adicione a tapioca aos leites e deixe hidratar por aproximadamente 1 hora. No liquidificador, bata o restante dos ingredientes (leite de coco, ovos, coco e sucralose). Junte a mistura líquida à tapioca hidratada e despeje numa forma redonda untada com óleo de coco. Leve ao forno a 205º por aproximadamente 45 minutos.

Juro que quando tirei o bolo do forno pensei que tivesse dado errado pois ele fica meio pegajoso no centro. Mas descobri que era porque estava quente (eu, desesperada querendo comer logo heheh).
Acho que se eu tivesse batido tudo no liquidificador teria ficado parecendo um pudim de tão macio. A crostinha que forma em volta do bolo é uma delícia!

Ainda não concluí se amei a receita não, vou ter que comer mais uns 3 pedaços pra saber (tse tse tse) =D

Achei uma boa opção pros celíacos, mas não sei se bateu a receita do bolo de cacau com biomassa de banana verde não.

2 comentários: