sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Cinnamon Rolls

Sabe aquelas comidas que te remetem a situações e tempos de sua vida? Me lembro do cheiro do cinnamon roll e principalmente da canela assando nos sábados pela manhã de minha vida em Chicago. Saudades da ventania que batia em meus cabelos na Michigan Ave, das pitchers de cerveja de toda quinta-feira em meu bar favorito, do bagel com cream cheese e asiago cheese do Panera Bread, de sentar-me à beira do lago para bater papo às 10 da noite. Ê tempo bom!

 
Pra matar um pouco desta falta que sinto, fiz cinnamon roll (já vi a tradução deste como "Caracol de Canela") aqui em casa e quando bateu o cheiro de canela, quanta nostalgia! =D

Mais uma vez, nada de se entupir destas belezinhas. Faça uma receita inteira, coma um ou dois e leve pro trabalho, casa dos tios, almoço com a sogra.

Cinnamon Rolls
240 ml de leite morno
1 pacote de fermento seco para pão (10g)
3 colheres (sopa) de açúcar refinado (eu usei o demerara)
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
+/- 480g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal

Recheio
1/4 xícara de manteira sem sal derretida
1/4 xícara de açúcar (usei um mix de refinado e demerara)
canela à gosto

Cobertura
2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
3 colheres de sopa de água
qb açúcar mascavo e canela

Dissolva o fermento com o açúcar e metade do leite morno. Adicione 2 colheres de farinha de trigo e deixe descansar por 10 minutos.
 Enquanto isso, em uma outra vasilha, coloque o restante do leite, os ovos, a manteiga e o sal. Misture bem e, em seguida, acrescente a mistura do fermento. Mexa até que fique homogêneo.
Adicione a farinha aos poucos, cerca de 450 gr (deixe o restante das 30gr para dar o ponto se necessário) e sove até que fique uma massa lisinha. Eu usei a batedeira. Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos, ela vai crescer bastante.
Após este tempo, polvilhe um pouco de farinha em uma superfície lisa e abra a massa usando um rolo. Não deixe muito grossa, pois ela ainda vai crescer mais um pouco. Pincele a manteiga derretida sobre toda a massa e cubra com açúcar e canela. Enrole a massa como se fosse um rocambole e corte pedaços de mais ou menos 3cm, como abaixo:

Eu usei o papel manteiga para não precisar untar mas não sei se recomendo. Eles grudaram um pouco depois de assados. Se for fazer assim, recomendo tirar do papel manteiga assim que eles estiverem assados. O rendimento foram 20 Rolls.

Assadinhos e sem cobertura. Bom também!
Depois é só montar com a calda de açúcar. Felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário