quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pão de leite em pó desnatado sem glúten


Eu e minha saga em fazer pães fomos levados a testar esta receita que ficou bem famosa depois que foi adotada pela dieta Dukan. Uma amiga do trabalho me falou sobre ela e minha absoluta descrença na possibilidade de fazer um pão sem farinha me fez dar uma chance a este pão de leite desnatado.

Ontem a noite, depois de ter percebido que não havia pão em casa, mas que sim, todos os ingredientes estavam prontamente aguardando em minha despensa, dei uma chance ao pão sem glúten. E o resultado foi este aí.


O pão é ridiculamente fácil de fazer, leva poucos ingredientes e o que é melhor: não precisa esperar horas pra massa crescer.

Pão de leite desnatado sem glúten:
4 ovos (claras e gemas separadas)
- 1 xícara de leite em pó desnatado
3 colheres de sopa de amido de milho
- 1/2 col de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento químico
Misture em uma tigela o leite em pó, o amido de milho e o sal. Bata as claras em neve e acrescente as gemas. Bata delicadamente até misturar. Incorpore aos poucos, e com cuidado para não bater demais, a mistura de ovos aos ingredientes secos. Acrescente o fermento por último à massa e transfira para uma fôrma untada e polvilhada com leite em pó. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus até passar no teste do palito (por volta de 30 minutos). 

Quando coloquei a mistura na forma não coloquei a menor fé no pão. Estava prevendo um desastre, sério!

Assim que tirei da forma ficou assim! =D. 

O pão ficou muito fofinho. Rendeu 18 fatias de 1 cm mas não fica super grande porque não cresce horrores como os outros pães.

Eu gostei bastante! Ficou com gosto de pão e não parece que não tem farinha. A única coisa que quero mudar na receita é diminuir a quantidade de gemas. Vi que algumas pessoas colocaram apenas 2 gemas justamente porque fica com bastante gosto de ovo. Ah! Também quero colocar um pouco de orégano na massa, mas fica a critério da criatividade do chef :).

2 comentários: