domingo, 9 de agosto de 2015

A Dieta Ideal

O que Atkins, South Beach e Dukan têm em comum? Se você está de dieta ou a fez nos últimos anos, provavelmente já ouviu falar nestes nomes. Querida entre as celebridades e top trend das blogueiras de fitness por aí, estas dietas são todas baseadas no alto consumo de proteínas e no baixo consumo de carboidratos.


E por que elas ficaram tão famosas? Porque elas apresentam resultados relativamente rápidos e não requerem contagem de calorias (lembram dessa?) nem cálculos mirabolantes, ou seja, são fáceis de seguir.

Claro, estas dietas têm suas particularidades entre si e justamente por causa disso lhe dou um conselho: faça o que lhe parece mais adequado. Eu não sei porque mas toda vez que começamos uma dieta nova nos sentimos totalmente irracionais querendo segui-las sem nem pensarmos se aquilo é o que faz sentido para a gente, para nossa rotina, para o nosso paladar. Você não é obrigado a comer nada que não goste, mas sim, não vai poder comer tudo o que gosta a todo tempo e principalmente em qualquer quantidade. Ainda interessado? Ótimo! Mãos à obra!

Pra ficar mais fácil de lembrar esta é a pirâmide dos alimentos do Atkins e que dá uma boa idéia de como fica a alimentação com a dieta. Minha única ressalva é que eu como mais vegetais do que proteínas, de resto é bem isso mesmo.

O ponto principal da redução do peso nestas dietas é a alimentação e não a atividade física. Vamos focar nela.

Estas dietas são divididas em fases. Geralmente uma fase 1, mais radical e de "choque" que dura por aproximadamente 2 semanas, onde são cortados praticamente todos os carboidratos da alimentação, inclusive frutas pelo açúcar da frutose.  Uma fase 2 que inclui frutas, iogurtes, queijos "gordos", grãos integrais, etc e uma fase 3 que seria o "pode tudo mas com moderação". Conceitualmente é isso, mas confesso que adaptei bastante a dieta para que ela fosse o menos traumática possível. Desta forma, o que vou descrever é o que eu fiz baseado nestas três dietas.

Eu também dividi meus ganhos em três fases: a primeira de 2 semanas na qual emagreci 3 kg, a segunda de 3 meses na qual emagreci mais 7 kg e a última de quase 7 meses na qual emagreci mais 10, totalizando 1 ano e 20 kg.

Vou dividir as fases em posts numa próxima, mas veja o que é realmente importante lembrar:
  • Refrigerantes, águas "especiais", sucos adoçados: Fique longe deles! A gente já sabe que eles não fazem bem, nem os diets, lights, etc. São calorias vazias sem nenhuma vitamina;
  • Doces: Não tem jeito, os doces são cortados também. Pelo menos na fase 1 e 2 você não comerá nada com açucar refinado. Nem bala! Corte sem medo bolos com coberturas, doces caseiros, pudim, caldas, bolachas de recheio, tortas, enfim, você entendeu. Seus doces de agora em diante serão gelatina diet, caldas diet e frutas.
  • Bebidas alcoólicas: Esta foi a pior parte! Ainda mais por amar vinhos ter ficado 3 meses sem tomar uma gota de alcool foi um desafio e tanto. Mas depois passa, ficam os resultados e o vinho volta à mesa. Corte o alcool. Corte a cerveja, o vinho, a vodka, tudo! Elas retem muito liquido e também são calorias sem valor nutritivo significativo.
  • Farinha branca: Pães, macarrão, tortas, bolachas, biscoitos, tudo o que tenha farinha deve ser cortado. Sem dó! Isto é o que fez a maior diferença pra conseguir não só perder peso como também conquistar a barriga que eu desejava.
  • O que cortar nas fases 1 e 2 além dos acima: Leite integral, iogurte integral, batata, batata doce, beterraba, milho, cenoura, inhame, mandioca, mandioquinha, abacate e banana. 
  • Coma quando tem fome: Nem de 3 em 3 horas, nem jejum, nem de hora em hora. O momento certo pra comer é quando se tem fome. Com o tempo você vai conhecendo seu corpo e conclui que precisa comer algo na hora "x", vem com o tempo. Deu fome? Coma! Vale iogurte light (meus melhores amigos), presunto e queijo, kani, atum, lentilha, enfim. 
  • Marmitas: Você vai precisar delas. Também achava super estranho pessoas que levavam comida pra cima e pra baixo agora eu as entendo. A fome aperta e você precisa ter algo por perto para beliscar. Ok, nao precisa levar marmita pra casamento e pra formatura do irmão (já vi gente fazendo isso), mas tenha uma marmita.

Ah! E sobre a dieta ideal, esqueça dela. A melhor dieta é aquela que conseguimos seguir. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário