domingo, 20 de setembro de 2015

Pão de queijo fit de Batata Doce (sem Glúten e Sem Lactose)

Essa receita não tem desculpa para quem não fizer! Ela é ridiculamente fácil de fazer e os ingredientes super tranquilos de encontrar.

Há umas semanas eu tinha feito o pão de queijo mineiro com aqueles queijos gordinhos e que fica uma delícia. Como sobrou polvilho azedo, resolvi investigar em outras receitas mais magrinhas que eu pudesse comer sem culpa durante a semana e encontrei variações do pãozinho de queijo sem leite e sem queijo, ou seja, sem lactose!


Totalmente sem fé, juntei os ingredientes e eis que surgiram as bolinhas idênticas ao do convencional.

Pão de Queijo de Batata Doce
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de batata doce cozida e espremida
1 col rasa de chá de sal
25 ml de óleo ou azeite
50 ml de água
Junte todos os ingredientes num recipiente e molde as bolinhas. Simples assim! Eu não sei se é porque hoje está quente demais a massa ficou meio mole. Eu coloquei por 15 minutos na geladeira antes de modelar as bolinhas e deu certo. Acho que 1 colherzinha a mais de polvilho também pode ajudar. Untar a forma com manteiga (eu esqueci disso, deu uma grudadinha na forma hehehe).

 Esta quantidade rendeu 13 pães de queijo médios iguais aos da foto. Os benefícios da batata doce eu já cansei de falar. Substitui pra sempre esta batata pela outra sem nenhuma perda! O polvilho não tem glúten mas ainda é tão calórico quanto a farinha de trigo, então é bom não abusar.


Forno pré aquecido a (205 ºC ) por cerca de 20 minutos e os pães estão prontos! Dá pra colocar umas outras coisinhas na massa como chia ou linhaça. Vi receitas que colocaram orégano também. Só não coloque demais pra não alterar a maleabilidade da massa. 1 colher rasa de sopa de chia pode ser uma boa!
O resultado foi este! Aspecto idêntico ao do pão de queijo e o gosto impossível de dizer que não vai queijo.

Coloquei alguns no freezer pra testar o congelamento. Aparentemente vai do freezer ao forno sem nenhum problema.

Enjoy! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário