segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Pão Integral com Semente de Abóbora


Eu adoro pão! Não tem coisa que me deixa mais feliz do que pão quente com manteiga. Mas é verdade, ter reduzido o pão da minha alimentação foi algo que contribuiu muito para minha redução de peso. A regra é 1/2 pão francês sem miolo ou 1 fatia de pão de forma/integral por dia, nada mais do que isso.

Acreditem, isto fez uma enorme diferença! Como pão pela manhã, como todo mundo, mas restrinjo a quantidade. No começo é chato mas depois nos acostumamos. Minha gastrite agradeceu imensamente e hoje são raras as vezes que tenho indisposição por conta dela. Pode até ser coincidência, mas desde que diminui a farinha de trigo da alimentação meu estomago ficou mais "calmo" e minha barriga diminuiu bastante.
Pão Integral com Semente de Abóbora
1 ovo
125 ml de leite
25 ml de óleo ou azeite
2 col de sopa de açúcar demerara ou mascavo
1 col de chá de sal
2 col de chá de fermento biológico para massas
2 1/2  xíc de farinha de trigo integral
2 col de sopa de semente de abóbora tostada
Misture os ingredientes nesta ordem em um refratário ou batedeira e trabalhe a massa até que ela fique homogênea. Deixe descansar por certa de 1 hora. Sove a massa por mais 10 minutos e deixe descansar por mais 1 hora. Ela deve quase dobrar o tamanho. Leve em uma forma para pão untada com óleo por 40 minutos em forno pré-aquecido a 210 oC. Quando a casca estiver mais moreninha, faça o teste do palito.
Pra quem tem a máquina de pão, é só colar todos os ingredientes e selecionar a função 3 em quantidade de massa 1.
O resultado é um pão crocante e levemente adocicado.

As sementes de abóbora são fáceis de fazer. É só comprar a abóbora e ao limpá-la remover as sementes e os restos de abóboras que ficam nelas e secar com o auxílio de um pano de prato. Em uma fôrma, esparrame as sementes e leve em forno médio por 10 minutos. Elas ficam bem crocantes e se adicionadas em sal ainda ficam parecendo aqueles "snacks" de soja ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário