segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Cheesecake de Geladeira


Ok, nem tudo na vida é fat free, gluten free, lactose free, sugar free. Conformemos com isso! Tem dias que você absolutamente precisa de um doce. E não pode ser qualquer doce.
Desde que minhas aulas de gastronomia acabaram, não fiz mais nenhuma receita que não fosse para me alimentar. Nada de gordices, pratos bonitos nem ingredientes fora da dieta (embora eu tenha engordado 4 kg - falemos sobre isto depois).

Lembrei que durante o curso fizemos a receita de um Cheesecake que não ia ao forno e era servido bem gelado, o que nestes últimos dias de calor intenso, pareceu uma excelente idéia. 
A receita é simples e com ingredientes que a gente geralmente tem em casa, além de ser lindo para comer com os olhos.

Cheesecake de Geladeira
Massa
200 gr de bolacha de maisena
90 gr de manteiga derretida

Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
200 gr de cream cheese
12 gr de gelatina em pó sem sabor e sem cor
zestes de 1 limão

Cobertura
Geléia de goiaba

Massa: Bater os ingredientes no liquidificador ou processador, vai virar uma farofa bem úmida. Forre uma forma removível com a farofa. Embora a receita original não fale para levar esta massa ao forno, eu recomendo que a leve ao forno por 10 minutos para dar uma crocancia.
Recheio: Na batedeira misture o leite condensado, o cream cheese, o creme de leite e reserve. Hidrate a gelatina, junte à mistura do leite condensado e adicione as zestes da casca do limão. Misture.
Despeje esta mistura sobre a massa e leve à geladeira por 2 horas. 
Leve a calda de goiaba ao fogo para que derreta e cubra o cheesecake.

Você vai perceber  que 200gr de cream cheese dão mais do que 1 pote. E nisso, eu confesso que errei feio. O pote padrão tem 150gr e ao invés de complementar a receita com 50gr que faltavam de um segundo potinho eu acabei fazendo com os 150 gr mesmo. A espessura do creme ficou maior do que deveria. Aconselho que, caso nao seja usado os 200gr de cream cheese, aumente-se o creme de leite e/ou diminua a quantidade de gelatina.


Fala se não ficou bonito?! =D

Pra não jacar completamente a dieta eu fiz o cheesecake comi 2 pedaços e levei pra minha mae. Aprendi que a forma mais fácil de não comer loucamente as gostosuras de casa é dividindo e tirando a tentação da nossa frente. 

Ficou muito bom, mas sinceridade? Não é nada perto daquela receita tradicional americana que vai ao forno. O resultado é muito mais uma deliciosa torta de limão com calda de goiaba do que o cheesecake em sí. Ainda sim vale super a pena pela praticidade da receita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário