quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Descomplique - Emagrecer e a Falta de Tempo


Muitas das pessoas que eu converso, as quais querem emagrecer alguns quilinhos, me perguntam principalmente como fiz para arrumar tempo. Como encaixar na rotina algum punhado de horas para se dedicar a atividades físicas ou o preparo de alimentos saudáveis?


O que vou te falar, não é novidade nem surpresa. Se tem uma coisa que todos nós temos em comum são as 24 horas do dia. Ninguém tem nem mais nem menos horas. Isto só nos reforça aquela máxima de que tudo na vida são prioridades.

Há não muito tempo atrás, você trabalhava e estudava ao mesmo tempo e ainda encontrava fôlego para sair nas quintas a noite para tomar um chope com as amigas.

Sim, a falta de tempo prejudica, e muito, a dedicação à dieta. Aquela 1 hora de atividade física por dia é de grande importância para queimar as calorias adicionais da festa de aniversário que fomos, ou pra equilibrar o churrasco que comemos desesperadamente. Mas diria que a maior armadilha que a falta de tempo nos faz cair é no descuido com a alimentação.

Sempre achei que emagrecer é uma questão 80% de alimentação, 20% de atividade física. De forma que alguém que controla a alimentação vai mais longe do que quem controla a atividade física. Desta forma, um cuidado extra na hora de selecionar ou preparar sua alimentação, pode te conferir uns quilinhos a menos no final do mês.

É normal associar o início de uma dieta com horas intermináveis em frente ao fogão ou a uma lista de compras complexa que incluí muitos verdes e frutas. Exatamente por esta razão, meu melhor conselho para quem quer fazer um controle melhor da alimentação é: Descomplique!

O óbvio sempre será o óbvio: Corte o açúcar, fritura, refrigerantes, gordura hidrogenada (aka bolachas recheadas e outras bolachas), comidas congeladas lotadas de sódio e gorduras, pegue leve nas bebidas alcoólicas e reduza consideravelmente a farinha branca (pão, macarrão, tortas, bolos...). Dê preferência por alimentos integrais e naturais: arroz integral, feijões, lentilha,ervilha partida, grãos de forma geral, legumes, hortaliças, frutas etc. Tudo o que é menos processado, é mais saudável.

Assim sendo, é possível adaptar quase tudo o que há no armário e na geladeira para fazer refeições rápidas e consideravelmente fáceis e que atendam a uma dieta. Minha regra máxima na hora de cozinhar é: Suje apenas 1 panela  (ou panela de pressão, ou frigideira). Se suja mais do que isso, dificilmente faço. Logo, as refeições são sempre salada + carne/frango/omelete/torta integral OU sanduíche/wrap/tortas/escondidinhos OU sopas.

Facilita muito também deixar comidas prontas e marmitas. Quando lavar alface, lave o pé inteiro e guarde na geladeira. Deixe frango descongelado para a semana em potes individuais. Saia de casa com pelo menos 2 lanchinhos na bolsa (frutas, iogurte, cookie integral, barrinhas). Congele frutas descascadas e cortadas pra vitamina da manhã. Brocolis, couve flor, cebolinha, abóbora - tudo semi-pronto no freezer.

Minha terceira dica pra tentar facilitar a dieta no dia a dia é: Pesquise! Nunca foi tão fácil encontrar dicas de receitas e alimentos saudáveis na internet. Eu mesma sigo um monte de gente no Instagram pra poder "copiar" o que elas estão comendo. Pura praticidade aliada com falta de criatividade. Viu um lanche que parece legal? Compre os ingredientes e faça! Ficou com vontade de comer doces? Certeza que você não é a única. Veja o que outras pessoas que estão no mesmo barco que você usam para driblar a vontade de comer doce.

Outra dica geral legal pra ajudar a dieta é: leia o rótulo! Nem tudo o que é anunciado como light e diet de fato o é. Barrinhas, cookies, biscoitos, granolas... Tenha o hábito de ler quais os ingredientes do produto. Se tiver açúcar e farinha enriquecida com ácido fólico provavelmente não vai ser lá tão light.


Mas o mais importante de tudo é: Respeite-se. Não é porque todo mundo come o bendito do frango com batata doce, que você, que odeia batata doce, vai ter que consumi-la. Eu detesto abacate! Já tentei comer de diversas formas e em todas elas fiz aquela carinha de "eca". Simplesmente desisti. Coma aquilo que você gosta, que te pareça racional e que respeite sua individualidade. Tentar novos sabores e alimentos é ótimo, mas se não gostou, não se force a comer nada. Isso sim faz com que a dieta se torne intolerável. Não exponha seu corpo a dietas malucas (da sopa da Adriane Galisteu - tenho horror a salsão até hoje por conta dessa sopa) nem aquilo que você não veja como um benefício real a sua saúde.

Não quero com isso dizer que é fácil fazer dieta. Fazer dieta é um saco! Fico muito mais feliz e realizada comendo um pacote de passatempo do que comendo uma salada. Mas já que gosto do resultado (estar magra), tudo o que descomplique a dieta ajuda a nos mantermos na linha.

Tamo junto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário