sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O que acontece quando você finalmente emagrece?

E então você finalmente chega ao peso que você queria (que no meu caso era o tão sonhado 54 kg), o que vem depois disso? Se você acha que seu trabalho está terminado e você pode administrar sua nova vida do mesmo jeito de antes, você está gigantemente enganado.

Emagrecer os mais de 20 kg foi trabalho árduo e diário que fiz religiosamente por um pouco menos 1 ano. Como a meta era emagrecer, tudo foi feito com este objetivo: doces foram cortados, bebidas alcoólicas, macarrão, farinha de trigo em geral, e muitas outras restrições na alimentação. Entretanto, ao chegar aos 54 kg e perceber que eu talvez tivesse exagerado um pouco na magreza das coisas, comecei a malhar para ganhar massa muscular e consequentemente subi para os 56, 57 kg. Sendo assim, minha nova meta era manter este peso. Je-sus que dificuldade!



Como o objetivo passou a ser manter e não mais perder, voltei a consumir algumas delícias que sentia falta como uma gordice (bem gordice) aos domingos, uma ou outra massa no final de semana, rodizio japonês (amo!), uma cervejinha na sexta... and guess what?! Engordei! Engordei por volta de 4 kg mais precisamente.

Isto me preocupa?

Em parte não. Hoje tenho uma alimentação com muito menos paranoia do que antes. Sigo a dieta quase sem nenhuma escorregada durante a semana e como umas delícias no final de semana. Aos poucos voltei ao convívio social (aka sair com os amigos), voltei a cozinhar pratos novos que não são necessariamente um primor de baixa caloria. Se vejo algo que estou com muita muita vontade de comer, mando brasa e depois me viro pra aumentar a atividade física. A atividade física também tem sido um pouco mais "leve". Faço academia 3x por semana ou corro. No domingo mantive minha sagrada caminhada com o marido.

O que me preocupa são as "tendências de alta" hehehe. Oscilar meu peso entre 59-60kg, embora não seja muito, me deixa alerta que, de alguma forma meu peso esteja subindo.

Desde que comecei este processo todo em Fevereiro de 2014 (há 2 anos e meio) anotei minha variação de peso pelo menos 1 vês ao mês. E o resultado é este gráfico acima (adoro gráficos!). Em 2014, foco da minha perda de peso, dá pra ver como os quilos foram indo embora com facilidade até chegar em 55 kg no final do ano. Já em 2015, quando meu foco foi malhar para melhorar meu condicionamento e ganhar massa muscular, meu peso subiu um pouco, coisa de 2 kg durante o ano todo. Este ano, 2016, olha que beleza! Subiu mais! Entretanto, o gráfico segue praticamente estável. Não estou nem emagrecendo, nem engordando.

Percebi também no gráfico que minhas viagens influenciam sim meu peso. Toda vez que tiro férias tendo a engordar um pouquinho, o que nem sempre é emagrecido logo após.

E diante de tudo isso, seria muito simples emagrecer estes 4kg. Já emagreci muito mais do que isso!

Por outro lado, gosto de não me sentir arrasada quando como uma coxinha. Gosto deste equilíbrio que tenho hoje  que me permite viver com menos cobranças e com um pouco mais de flexibilidade. Gosto dos hábitos que adquiri, de não odiar mais os exercícios físicos, de comer algo saudável e achar delicioso, de valorizar quando como algo extraordinário (mesmo não sendo lá muito saudável).

Achar que é possível voltar aos antigos hábitos depois de passar por uma grande perda de peso é um engano. Minha alimentação nunca esteve tão regrada. A diferença é que hoje isto faz parte da minha rotina. E o faz de tal forma, que eu mal sinto muito que estou fazendo dieta e sim escolhendo melhor aquilo que faz bem e é melhor pra mim! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário