domingo, 4 de setembro de 2016

Roma - Itália: A melhor pizza da Itália de acordo com o Trip Advisor

Quando fiz minha primeira viagem internacional em 2005 ainda não existia Trip Advisor, Decolar.com, Melhores Destinos, Expedia, etc. Se existia, ainda não era uma realidade para aqueles guerreiros solitários que desbravavam um lugar novo sem alguma indicação certeira de melhor lugar pra comer, dormir ou alguma pechincha. As pesquisas de viagem eram em sua grande maioria feitas com um agente de viagens que te indicava muito por cima o que fazer no seu destino.

Imagina quanta coisa mudou quando surgiram estes sites que além de te auxiliar na pesquisa de melhor preço, também te indicavam dicas preciosas sobre o que fazer ou não fazer em uma cidade?! 

Eu sempre amei o Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br). Desde a primeira vez que acessei seu conteúdo e descobri uma infinidade de pessoas que, como eu, indicavam as coisas maravilhosas que haviam vivido em suas viagens, fiquei encantada.

Mas é possível confiar? 

Zizzi Pizza

Cheguei em Roma no dia 26 de Dezembro às 19h. Depois de um voo de 12 horas até Milão e mais 4 horas de trem até Roma, a fome já dominava todos os meus pensamentos. 
Com a energia que ainda tinha, guardei as malas no hotel e fiz uma pesquisa no Trip Advisor para encontrar a melhor pizza da cidade. Depois de tantas horas para conhecer uma das cidades mais incríveis do mundo, eu só poderia comemorar com a pizza mais deliciosa já feita na terra.

Uma pesquisa não muito demorada no app me indicou a Zizzi Pizza, distante aproximadamente 15 minutos a pé do meu hotel.

Quando cheguei no endereço quase passou por mim desapercebida a portinha minúscula do lugar. A pizzaria era bem local! Isso só fez aumentar minha inquietude em relação a tal da pizza. Seria aquele  o lugar onde os próprios Romanos compravam suas pizzas? Quanta emoção!

Pedi uma pizza que equivaleria o "À moda" do lugar. A atendente que falava parte inglês, parte italiano perguntou se iríamos dividir a pizza num tom de deboche e eu disse que sim (eu já tinha visto o tamanho da pizza e parecia suficiente hehehe). Mais tarde entendi que os italianos comem esta pizza enorme sozinhos!

Em menos de 10 minutos recebemos essa belezura acompanhada de uma cerveja local.


A pizza era boa? Bem, vejamos... Depois de um dia sem comer, até o pratinho de papelão seria. Mas ok, sim, a pizza era boa. Era a melhor pizza de Roma? Definitivamente não! A melhor da Itália? Não mesmo!

Ao usarmos o Trip Advisor como uma fonte de consulta para hotéis e restaurantes temos que constantemente nos lembrarmos que ali estão opiniões de pessoas do mundo inteiro e que há, como em todo lugar, um esforço tremendo do dono do estabelecimento em promover seu produto.

Acho interessante que esta seja uma fonte de pesquisa mas não a única fonte. Se for procurar um hotel, veja outros sites de avaliação de hotéis. Se for procurar um restaurante, procure outros sites que publicam especificamente sobre comida.

A vantagem do aplicativo sem dúvida é a segurança. Nestes mais de 4 anos usando o Trip Advisor jamais cai numa roubada. Ainda que não fosse a melhor pizza, aquele era um lugar confiável com uma boa pizza. E isso não é merchant. Eu realmente uso o site para diversas pesquisas.

Entretanto, se estiver procurando aquele lugar único para uma experiência gastronômica ou querendo desfrutar de uma estadia ou passeio que não é de "massa", procure um local. Um amigo de um amigo, alguém que já foi no destino, um parente do vizinho. Esta sim, ainda é a melhor "ferramenta" de pesquisa e a forma mais garantida de viver experiências VIP pelo mundo.

Zizzi Pizzaria
Piazza di San Martino Ai Monti 4/5, 00184 RomaItália
https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g187791-d3934906-Reviews-Zizzi_Pizza-Rome_Lazio.html

2 comentários: